Apresentação

Tema: Construindo a independência com Ciência, Tecnologia e Inovação

Ao completarmos 200 anos de jornada como país independente, é evidente que falta muito para construirmos um nível de autonomia tecnológica de que uma nação de 210 milhões de habitantes necessita. Temos, no entanto, todos os elementos necessários para nos tornarmos capazes de resolver os nossos problemas, econômicos, sociais e ambientais, em harmonia e cooperação com as demais nações. Temos talentos, criatividade, instituições geradoras de conhecimento e de tecnologia, instrumentos legais e ambientes promotores de Inovação.

Precisamos definitivamente tomar a decisão de construir uma economia baseada no conhecimento e na experiência e abandonar de vez a dependência da exploração não sustentável de recursos naturais. No início de nosso terceiro século, nenhum país do mundo tem tanto potencial para realizar tamanha transformação positiva para sua gente e para todos os povos do planeta.

Longe de ser uma visão otimista, essa é a decisão mais realista que o Brasil pode tomar. O Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e o Programa de Pós graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação (PROFNIT) por meio de ações e capacitações são protagonistas desta jornada. Participar dos NITs e Ambientes de Inovação é, implicitamente, participar dessa construção sustentável e independente de futuro.

Gesil Sampaio Amarante Segundo
Presidente FORTEC 2021-2022

 

 

 

 

Justificativa

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de tecnologia (Fortec) e o Programa (PROFNIT) realizam o evento: Construindo Independência com Ciência, Tecnologia e Inovação entre os dias 3 a 8 de outubro na cidade de Maceió, Alagoas, com o objetivo de promover:

– atividades, debates e reflexões voltadas para os temas: inovação, empreendedorismo científico e tecnológico, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, prospecção, gestão e políticas públicas para CT&I, dentre outros;

– capacitações;

– sessões de apresentação de cases de sucesso e insucesso na resolução de problemas (Conte-me algo que não sei);

– sessões de apresentação de demandas e oferta de tecnologias, tanto advindas das ICTs quanto advindas de empresas e outros atores do ecossistema de inovação (Pitch invertido);

– sessões de Matchmaking, espaço de encontro de oferta e demanda entre os atores do ecossistema de inovação;

– Networking; 

– Apresentação de trabalhos de egressos PROFNIT 

Acesse a programação aqui

Inscreva-se aqui

Associe-se ao FORTEC aqui